Gestão de Propriedade Intelectual

Sua empresa está preparada para gerir os ativos intelectuais? Uma gestão profissional e atenta dos bens intangíveis, através das medidas de proteção devidamente planejadas para cada caso, é essencial para que as corporações possam garantir um diferencial em relação ao mercado concorrente.

Qual o valor da sua marca? Esta pergunta não sempre é simples de se responder, mas não há dúvidas de sua relevância econômica nos dias atuais, sobretudo num mercado globalizado e altamente competitivo em que a marca se apresenta como o sinal distintivo de produtos ou serviços aparentemente similares, induzindo a escolha do consumidor.

E como você cuida de sua marca? O registro da marca em organismos nacionais e internacionais é fundamental para conferir proteção a esse patrimônio intangível, e o acompanhamento permanente dos processos registrais é essencial para que se possa, tempestivamente, agir contra tentativas de registro de marcas semelhantes e evitar a perda de prazos administrativos que podem levar à perda da importante proteção. Afinal, muito tempo, esforço e dinheiro são investidos para que uma marca conquiste espaço no mercado.

Você sabe que diversos outros ativos intelectuais são também registráveis? Embora já se encontre mais difundido o registro de marcas, boa parcela da população desconhece a possibilidade de se registrar, atualmente, inúmeras outras criações como, por exemplo, as patentes, os desenhos industriais, os programas de computador, a topografia de circuitos integrados, os segredos industriais, os cultivares e, até mesmo, a indicação geográfica para relacionar determinados produtos ou serviços a um território específico.

A segurança das relações jurídico-empresariais, especialmente quando envolvido o mercado estrangeiro, depende ainda da averbação, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, dos contratos envolvendo a licença de patentes, desenhos industriais, uso de marcas, e do registro de contratos de franquia e de transferência de tecnologia (know-how, prestação de serviços de assistência técnica e científica).

E todo esse ferramental jurídico está ao alcance não apenas das grandes organizações mas também das médias e pequenas empresas, dos microempreendedores e, inclusive, de pessoas físicas que exercem uma atividade profissional de forma autônoma.

Sabendo da importância que o patrimônio intelectual exerce na vida das empresas e de seus produtos e serviços, oferecemos aos nossos clientes serviço profissional e especializado na gestão desses ativos, nacional e internacionalmente, respaldado por modernas e eficientes ferramentas (softwares), de modo a proporcionar todo o controle e segurança que este tipo de assessoria exige.

Anúncios